Estudos em Sustentabilidade - Educação Ambiental sobre Coleta Seletiva do Lixo Doméstico com alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de Escolas Municipais de NAVIRAÍ-MS
Resumo
Em termos metodológicos, frente ao público-alvo, a ênfase recaiu sobre atividades de natureza lúdica e baseadas no Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV). As ações foram desenvolvidas em quatro fases (encontros) com os alunos: (i) Sensibilização sobre o problema do lixo doméstico (atividade cênica e jogos temáticos em sala); (ii) Visita com os alunos ao aterro sanitário municipal para percepção in loco, das consequências de não haver coleta seletiva; (iii) Estudo e prática sobre as técnicas de segregação do lixo (atividade lúdica e jogos temáticos tendo por local, a quadra de esportes das escolas); e (iv) Oficina com os professores das escolas com o propósito de apresentar a proposta de tornar as escolas assistidas pelo projeto, em PEV (Ponto de Entrega Voluntária). Foi possível perceber um envolvimento maior dos alunos no último encontro em relação ao primeiro, o mesmo pode ser observado em relação aos professores e aos dirigentes das escolas. Acredita-se que seja fruto das atividades e conteúdos desenvolvidos. Espera-se que, com as escolas assumindo o status de PEV, tenha-se constituído, como resultado maior do projeto, um instrumento didático permanente para a prática da coleta seletiva do lixo doméstico.