ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA TEMÁTICA DE IMPACTOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Vítor Cardoso Silveira, Natalia de Oliveira Prates, Antonio Sérgio Eduardo, José Soares Ribeiro, Gemael Chaebo

Resumo


O agronegócio é considerado um dos setores mais dinâmicos do país, este é um setor rentável e em constante crescimento, porém é necessário avaliar a sustentabilidade desse crescimento ao longo do tempo, pensando nos impactos ambientais decorrentes do agronegócio. O presente artigo tem por objetivo a busca do melhor entendimento de como a temática dos impactos ambientais relacionados ao agronegócio brasileiro tem sido tratada nas pesquisas científicas nacionais nos últimos 10 anos. O estudo foi realizado através da busca da produção cientifica apresentada por meio do Portal Periódico CAPES, filtrando artigos publicados entre os anos de 2007 a 2016. Neste contexto verificaram-se revistas, ano de publicação, título, classificação do periódico segundo o critério Qualis Capes, número de autores do artigo, tipo de pesquisa e tipo de abordagem metodológica. A metodologia utilizada foi à pesquisa de estudo bibliométrico, apresentando uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os principais resultados encontrados foram que de fato o número de artigos encontrados sobre tal temática foi modesto em relação a importância que o agronegócio tem no nosso país. Sendo assim o estudo em questão evidencia uma maior importância para os impactos ambientais causados pelo agronegócio.

Texto completo:

PDF

Referências


ABAG INFORMATIVO. São Paulo: Abag, n. 53, ano 8, 2007.

ANDRIETTA, Joaquim A. Identificação e classificação de clusters de agronegócios regionais no Estado de São Paulo. Revista Informações Econômicas, Instituto de Economia Agrícola, v. 34, n. 1, p. 1-128, 2004.

BATALHA, M.O.; LAGO, A. Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definições e correntes metodológicas. In BATALHA, M.O. (Coord.). Gestão Agroindustrial. 2. Ed, São Paulo: Atlas, 2001.Pp 23-62.

CHUEKE, Gabriel Vouga; AMATUCCI, Marcos. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Apresentação, v. 10, n. 2, p. 1-5, 2015.

DA SILVA, Devanildo Braz. Sustentabilidade no Agronegócio: dimensões econômica, social e ambiental. Comunicação & Mercado, v. 1, n. 3, p. 23, 2012.

DAVIS, John Herbert et al. Concept of agribusiness. 1957.

Ecoagro – O Agronegócio no Brasil. Disponível em http://www.ecoagro.agr.br/agronegocio-brasil/. Acesso em 10 de outubro de 2017.

GUEDES, Vânia LS; BORSCHIVER, Suzana. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Encontro Nacional de Ciência da Informação, v. 6, p. 1-18, 2005.

CAPITANI, Daniel Henrique Dario et al. Introdução ao Agronegócio. PECEGE/ESALQ/USP 2011.

MAURI, Gabriela De Nadai et al. STARTUPS NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: UMA REVISÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DO SETOR. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, v. 3, n. 1, p. 107-121, 2017.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. AGROSTAT – Estatística de comercio Exterior do Agronegócio Brasileiro. Disponível em http://indicadores.agricultura.gov.br/index.htm. Acesso em 23 de outubro de 2017.

Ministério do Meio Ambiente, Biodiversidade Brasileira. Disponível em http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira. Acesso em 06 de novembro de 2017.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 2, 1996.

Pesquisa Exploratória Descritiva metodologia, Metodologia. Disponível em https://www.passeidireto.com/arquivo/28610184/pesquisa-exploratria-descritiva---metodologia. Acesso em 15 de outubro de 2017.

PUC-Rio – Certificação Digital N 0410700/CA. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9443/9443_4.PDF. Acesso em: 11 out. 2017.

RAMOS, Marcelo. Agronegócio Online– O que é agronegócio? Disponível em: http://www.agron.com.br/publicacoes/mundo-agron/curiosidades/2016/02/22/047456/o-que-e-agronegocio.html. Acesso em: 01 de setembro de 2017.

SILVA, Thamires Olimpia. Impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil. Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 01 de setembro de 2017.

SILVEIRA, Vítor Cardoso da; NÓBREGA, Diones Correa da. Estudo da Gestão de Estoques a partir das publicações científicas nos últimos 10 anos. EIGEDIN, 2017.

SILVEIRA, Vítor Cardoso da; SIMONE, Viviane Aparecida de; LIMA, Maiara de Souza. Estudo da Temática de Viabilidade Econômica: Avaliação das Publicações Apresentadas através do Periódicos Capes entre os anos 2007 a 2016. EIGEDIN, 2017.

VILARINHO, Maria Regina. Questões sanitárias e o agronegócio brasileiro. Disponível em: . Acesso em: 25 de setembro de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.