Uma análise das "falas" dos turistas, em plataformas online, a respeito dos atributos valorizados dos restaurantes de Bonito, Mato Grosso do Sul

Maurílio Barbosa de Oliveira da Silva, Dyego de Oliveira Arruda, Maria Clara de Souza Moreira, Álvaro Gabriel Romero de Souza, Milton Augusto Pasquotto Mariani

Resumo


As resenhas eletrônicas, elaboradas e publicadas por consumidores de bens e serviços, ganharam importância com o surgimento de novas ferramentas online, numa dinâmica em que os setores de turismo, de um modo geral, e gastronomia – em particular – se encontram no centro deste fenômeno. O presente artigo, neste ínterim, tem como objetivo geral analisar os detalhes em torno dos principais atributos valorizados pelos turistas que teceram comentários, no TripAdvisor, acerca de restaurantes visitados na cidade de Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul. Para as reflexões inerentes à este artigo, foram utilizados dados secundários provenientes de 426 comentários e 17.248 verbetes extraídos da página do TripAdvisor no período de janeiro a dezembro/2017. Para a análise e sistematização dos dados, utilizou-se o software Iramuteq, além de princípios da netnografia. Em suma, percebeu-se que os atributos "comida", "serviço" e “ambiente” mostraram uma maior frequência nos comentários gerais dos turistas, sendo esses atributos comuns em diferentes segmentos de restaurantes e países. Estes resultados têm implicações para o setor de restaurantes, pois destacam os determinantes mais importantes da satisfação geral dos turistas.


Palavras-chave


Turismo gastronômico; Restaurantes; Netnografia

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