Uma análise das "falas" dos turistas, em plataformas online, a respeito dos atributos valorizados dos restaurantes de Bonito, Mato Grosso do Sul

  • Maurílio Barbosa de Oliveira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Dyego de Oliveira Arruda Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Maria Clara de Souza Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Álvaro Gabriel Romero de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Turismo gastronômico, Restaurantes, Netnografia

Resumo

As resenhas eletrônicas, elaboradas e publicadas por consumidores de bens e serviços, ganharam importância com o surgimento de novas ferramentas online, numa dinâmica em que os setores de turismo, de um modo geral, e gastronomia – em particular – se encontram no centro deste fenômeno. O presente artigo, neste ínterim, tem como objetivo geral analisar os detalhes em torno dos principais atributos valorizados pelos turistas que teceram comentários, no TripAdvisor, acerca de restaurantes visitados na cidade de Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul. Para as reflexões inerentes à este artigo, foram utilizados dados secundários provenientes de 426 comentários e 17.248 verbetes extraídos da página do TripAdvisor no período de janeiro a dezembro/2017. Para a análise e sistematização dos dados, utilizou-se o software Iramuteq, além de princípios da netnografia. Em suma, percebeu-se que os atributos "comida", "serviço" e “ambiente” mostraram uma maior frequência nos comentários gerais dos turistas, sendo esses atributos comuns em diferentes segmentos de restaurantes e países. Estes resultados têm implicações para o setor de restaurantes, pois destacam os determinantes mais importantes da satisfação geral dos turistas.

Biografia do Autor

Maurílio Barbosa de Oliveira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Mestrando em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). Tecnólogo em Processos Gerenciais pela mesma instituição.
Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-Doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica “Celso Suckow da Fonseca” (CEFET-RJ), lecionando nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Alimentos; e no Programa de Pós-Graduação (nível mestrado acadêmico) em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição.

Maria Clara de Souza Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Pós-Graduanda em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tecnóloga em Processos Gerenciais pela mesma instituição.
Álvaro Gabriel Romero de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Graduando em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.
Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Orienta nos programas de Mestrado e Doutorado acadêmicos em Administração, e no programa de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
SILVA, M. B. DE O. DA; ARRUDA, D. DE O.; MOREIRA, M. C. DE S.; SOUZA, ÁLVARO G. R. DE; MARIANI, M. A. P. Uma análise das "falas&quot; dos turistas, em plataformas online, a respeito dos atributos valorizados dos restaurantes de Bonito, Mato Grosso do Sul. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 21 dez. 2018.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor