CONTROLE DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS COM USO DE UM APLICATIVO MOBILE E RFID

  • Maria Eduarda Bueno Salvino IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcos Rogério Ferreira IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paula Denise Bazotti IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Desperdício de alimentos, Comportamento alimentar, tecnologia, economia, meio ambiente.

Resumo

Há diferença entre a palavra perda e desperdício. Classificamos como perda quando não há mais condições do alimento ser consumido já o desperdício é quando jogamos fora alimentos que estão em boa condição de consumo.O Brasil ocupa o décimo lugar no ranking dos países que mais desperdiça alimentos no mundo, este é um dado alarmante já que o desperdício gera não só impactos ambientais como sociais.Devemos levar em conta que para o alimento chegar a nossa mesa ele passa por diversos setores que empregam pessoas, o gasto da água para produção e o uso da terra. Diante disso, precisamos nos conscientizar sobre esta problemática e buscarmos formas de evitar tais desperdícios.O uso da tecnologia, nos dias atuais, nos ajudam de diversas maneiras. Desta forma, por que não utilizarmos deste artifício para resolvermos esta problemática?A proposta deste trabalho pretende explorar como um app de simples acesso poderia ajudar a diminuir o desperdício de alimentos, organizar e auxiliar pessoas com uma alimentação especial.

Referências

BASTOS, Aline. Segurança alimentar, nutrição e saúde. Agência EMBRAPA. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/37697781/arroz-e-feijao-estao-entre-os-alimentos-mais-desperdicados-no-brasil?link=agencia> . Acesso em: 28 jun. 2019.

RICARTE, Michelle Pinheiro Rabelo et al. Avaliação do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição institucional em Fortaleza-CE. SABER CIENTÍFICO, Porto Velho, 1 (1): 158-175, jan./jun.,2008.

OTTOBINI, Julio. Brasil é 10º lugar no ranking do desperdício de alimentos. Agência envolverde jornalismo. Disponível em: <https://envolverde.cartacapital.com.br/brasil-e-10o-lugar-no-ranking-do-desperdicio-de-alimentos/> . Acesso em: 28 jun. 2019.

EHLERT, Ana. Compras a granel fazem bem ao meio ambiente. Bem Paraná. Disponível em: <https://www.bemparana.com.br/noticia/compras-a-granel-fazem-bem-ao-meio-ambiente-#.XSIAzutKjIV> . Acesso em: 28 jun. 2019.

DA SILVA, José Graziano. Perdas e desperdícios de alimentos: um desafio para o desenvolvimento sustentável. Museu do Amanhã. Disponivel em: <https://museudoamanha.org.br/pt-br/perdas-e-desperdicios-de-alimentos-um-desafio-para-o-desenvolvimento-sustentavel> . Acesso em: 28 jun. 2019.

Publicado
2019-10-14