QUEM SOMOS NÓS: narrativas de estudantes lgbtq+ na Universidade Federal de

  • Telma Romilda Duarte Vaz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí
  • Beatriz Jesus Baptista Sobrinho UFMS/CPNV

Resumo

Esta pesquisa é parte de m projeto maior, denominado “A voz e a vez dos excluídos: narrativas de acadêmicos sobre o trabalho dos professores da UFMS no campo das políticas de ações afirmativas”, que tem como objetivo analisar como alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vulneráveis socioeconomicamente, percebem o trabalho do professor no campo das políticas afirmativas e está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Políticas Públicas e Educacionais. Por sua vez, o presente projeto “Quem somos nós: narrativas de estudantes LGBTQ+ na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul” parte do princípio de que as demandas da comunidade LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e demais orientações e identidades) têm sido historicamente invisibilizadas no ensino público superior e carecem de maiores estudos e debates. O objetivo da pesquisa é analisar as trajetórias dos estudantes LGBT+ na universidade a partir da pesquisa narrativas. A pesquisa está em andamento e os dados iniciais indicam que a população LGBT+ ainda é minoria e enfrenta grandes desafios, não só para ingressar na universidade pública, mas para permanecer e concluir seus estudos.

Biografia do Autor

Telma Romilda Duarte Vaz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí

Professora do Curso de Ciências Sociais do Campus de Naviraí da UFMS.

Doutorando em Educação pela UNESP/Presidente Prudente-SP

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Tecnologia – campus de Presidente Prudente, 2018.

Publicado
2019-10-15
Como Citar
VAZ, T. R. D.; SOBRINHO, B. J. B. QUEM SOMOS NÓS: narrativas de estudantes lgbtq+ na Universidade Federal de. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 15 out. 2019.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo