INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INTELIGÊNCIA COGNITIVA: Uma abordagem sobre a atualidade

  • Marcos Jéferson Ribeiro de Araújo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS
  • Daniel Fernando Bastos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS
  • Fábio Rodrigues da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Inteligência Cognitiva, Indústria 4.0.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar a ideia de que a Inteligência Artificial ou IA é um ramo da ciência que vem contribuindo significativamente para a Indústria 4.0. Elucida-se sobre o seu contexto histórico, conceitualização e sua atualidade, bem como se apresenta um novo conceito de inteligência que é a Inteligência Cognitiva, uma extensão da IA que tem como intuito estudar a mente humana para a tomada de decisões.

Biografia do Autor

Daniel Fernando Bastos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS

Profissional técnico em segurança do trabalho pertencente a instituição privada e acadêmico do curso bacharel em administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Anteriormente professor de curso técnicos de segurança do trabalho, açúcar e álcool e enfermagem oferecidos pelo Centro de Educação Profissional IPED-MS/Naviraí.

Referências

BITTENCOURT, Guilherme; et al. Inteligência Artificial na Educação Universitária: Quais as contribuições? Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/242091111_INTELIGENCIA_ARTIFICIAL_NA_EDUCACAO_UNIVERSITARIA_QUAIS_AS_CONTRIBUICOES> Acesso em: 28/05/2019

BORGES, Maria M.; CASADO, Elias S.; A ciência da informação criadora do conhecimento. V. 1, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009. p. 35.

CAMARGO, Kátia Gavranich. Inteligência Artificial Aplicada a Nutrição na Prescrição de Planos Alimentares. 1999. 252 f. Dissertação (mestrado em engenharia) – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 1999.

CANAL TECH. Porque a computação cognitiva pode mudar o mercado de e-commerce, Disponível em:<https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/por-que-a-computacao-cognitiva-pode-transformar-todo-o-mercado-de-e-commerce-129709/>Acesso em 19/05/2019.

EMBRAPA, Agricultura e Inteligência Artificial serão inseparáveis. Disponível em: < http://www.esalq.usp.br/cprural/noticias/mostra/6484/agricultura-e-inteligencia-artificial-serao-inseparaveis.html> Acesso em: 20/05/2019

ROCK CONVERT, Quem é a BIA? Conheça a Inteligência Artificial do Bradesco. Disponível em: <https://inteligencia.rockcontent.com/bia-bradesco/ >Acesso em 20/05/2019.

READS, Smart. Inteligência Artificial: Compreender o que consiste a I.A e o que implica a aprendizagem das máquinas. C. In Cap. 5: A tomada de decisões das máquinas da inteligência artificial. Bebelcube, Inc., 2017.

RUBINI, Agustin. A Fintech em um Flash. In Cap. 9: O poder do Big Data. Bebelcube, Inc, 2017.

SANTOS, Dennis dos Santos. Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações. Revista Olhar Científico; Faculdade Associadas de Ariquemes, v. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

TIBERIUS, Jose; O cérebro e os Computadores Modernos: a teoria cognitiva global – MOLWICK, v. 1, p. 16, 2016.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. O que é Inteligência Cognitiva. Disponível em:< https://transformacaodigital.com/o-que-e-inteligencia-cognitiva/> Acesso em: 20/05/2019

Publicado
2019-10-13