TRABALHO E EDUCAÇÃO
UMA RELAÇÃO HISTÓRICA E ONTOLÓGICA
Resumo
Resumo: Este texto é instrumento por meio do qual explicitamos a origem, a natureza e a função social da educação. Trata-se de estudos oriundos da tese de doutorado em andamento, a partir do método ontológico marxista. Para isso, realizou-se o estudo bibliográfico das obras dos autores: Leontiev (2004), Lukács (2018), Netto e Braz (2012), Saviani (2007), dentre outros. Compreendemos que a relação trabalho, educação e totalidade social ainda se constitui numa dinâmica importante para a pesquisa educacional se debruçar com o objetivo de se aproximar da constituição imanente do complexo da educação. Um dos resultados que vislumbramos diz respeito ao fato de que do trabalho emerge a educação; trabalho e educação se relacionam reciprocamente diante da totalidade social; e diante das desigualdades que se manifestam no trabalho, impactam-se, também, a educação.
Referências
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. (Tradução Rubens Eduardo Frias) 2 ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social. Vol. 14 [traduzido por Sergio
Lessa e revisado por Mariana Andrade]. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.
PAULO NETTO, J.; BRAZ, M. Economia política: Uma Introdução Crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ROSSI, R.; ROSSI, A. C. S. Educação escolar e formação de professores: A prática da crítica e a crítica da prática. Campo Grande – MS: Editora UFMS, 2020.
ROSSI, R. Lukács e a educação. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, p.152-180, jan./abr. 2007.