IDEOLOGIA E INDÚSTRIA CULTURAL PÓS-MASSIVA

CONTORNOS DA PRODUÇÃO DE SOCIABILIDADES HÍBRIDAS

  • Patrick Dutra Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc.
  • Guilherme Orestes Canarim Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo introdutório que visa examinar e discutir os contornos das sociabilidades híbridas na indústria cultural pós-massiva, considerando a influência da ideologia em sua produção sob aspectos do consumismo, num contexto de globalização com base em novos valores e técnicas. O objetivo desta pesquisa é discutir a influência da indústria cultural na construção de sociabilidades híbridas e como essa produção é influenciada pela ideologia dominante na sociedade contemporânea, explorando os elementos e contornos das sociabilidades híbridas na era pós-massiva e analisando a relação entre ideologia e indústria cultural. Essa pesquisa teve como base uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, buscando compreender um fenômeno pouco abordado na literatura, a partir de uma análise minuciosa dos traços da produção de interações sociais híbridas na era pós-massiva. O estudo do tema e seu aprofundamento em debates acadêmicos é necessário enquanto as novas formas de subjetividades causam impactos significativos nas formas como as pessoas se percebem e se relacionam. Sendo necessário buscar um equilíbrio saudável no uso de redes sociais quando usadas como espaços de sociabilidade, uma vez que podem tornar as pessoas mais vulneráveis ​​à manipulação ideológica, reforçando uma concepção materialista e individualista de compreensão do mundo. Entendemos que o estudo colabora para a apreensão das modificações na fabricação de interações sociais híbridas na era pós-massiva, além de auxiliar na observação da conexão entre ideologia e indústria cultural na fabricação e uso dessas interações.

Citas

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Publicado
2023-11-05
Sección
Resumos Expandidos