UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER

  • Cleide Maria dos Passos Arruda Arruda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Аннотация

Este resumo apresenta alguns dados sobre uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, cujo objetivo é analisar um processo de integração de Tecnologias Digitais ao currículo da Educação Infantil em movimentos de uma Cultura Maker. A produção de dados está sendo realizada em parceria com uma professora da Educação Infantil e sua turma de crianças de 4 anos, em uma escola pública de Campo Grande/MS. A partir de encontros com a professora, são organizados planejamentos, desenvolvidas e analisadas práticas em uma cultura maker. Os dados produzidos são organizados em diários da pesquisadora, gravações de aúdio, vídeo e imagens, e orientam a apresentação da pesquisa a partir de narrativas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se orienta pelos estudos sobre construcionismo e Cultura Maker, de Seymour Papert. Na escola, está em desenvolvimento a vivência de ações e reflexões, com a professora parceira de pesquisa e seus alunos, um processo de integrar TD ao currículo de uma turma de Educação Infantil em movimentos de uma Cultura Maker.

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Опубликован
2023-11-04
Раздел
Resumos Expandidos