UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER
Аннотация
Este resumo apresenta alguns dados sobre uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, cujo objetivo é analisar um processo de integração de Tecnologias Digitais ao currículo da Educação Infantil em movimentos de uma Cultura Maker. A produção de dados está sendo realizada em parceria com uma professora da Educação Infantil e sua turma de crianças de 4 anos, em uma escola pública de Campo Grande/MS. A partir de encontros com a professora, são organizados planejamentos, desenvolvidas e analisadas práticas em uma cultura maker. Os dados produzidos são organizados em diários da pesquisadora, gravações de aúdio, vídeo e imagens, e orientam a apresentação da pesquisa a partir de narrativas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se orienta pelos estudos sobre construcionismo e Cultura Maker, de Seymour Papert. Na escola, está em desenvolvimento a vivência de ações e reflexões, com a professora parceira de pesquisa e seus alunos, um processo de integrar TD ao currículo de uma turma de Educação Infantil em movimentos de uma Cultura Maker.
Литература
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MENDONÇA, Fernanda de Quadros C; SOARES, Claudia Vivien C de Oliveira. O uso de tecnologias digitais na sala de aula: contribuições para o ensino e aprendizado da produção textual nos anos finais do ensino fundamental. In: Língua, texto e ensino: descrições e aplicações. 1ed. Vitória da Conquista: Pipa Comunicação, 2018, v.1, p. 1109-1114.
_______. Tecnologias digitais na sala de aula: um breve olhar para a BNCC. IN: XIII COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO. Anais... Vitória da Conquista, 2019, v.13, p. 2764 – 2768.
PAPERT, Seymour. Constructionism: a new opportunity for elementary science education. Proposta para a National Science Foundation, Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, Cambridge MA, 1986.
RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação [online]. 30 (jan-jun), 2017. p. 64. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37451307004.pdf . Acesso em 23 fev. 2020.
SÁNCHEZ, Jaime. Integración curricular de TICs. Concepto y modelos. Enfoques Educacionales. V. 5. n. 1. jan. 2003. pp. 51-65. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261947915_Integracion_Curricular_de_TICs_Concept o_y_Modelos. Acesso em 12 fev. 2020.
SANCHO, J. M. De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a Educação. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. p. 15-41.