OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NA QUALIDADE DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS DA EJA – CONSTRUÇÕES E IMPASSES NO CEJA DE MATO GROSSO-MT

  • Maria Geni Pereira Bilio Bilio UFU
  • Maria Dorotea dos Santos Silva
  • Mara Rubia Aparecida da Silva
  • Nayara Guerra da Silva

Аннотация

O artigo aborda as questões políticas governamentais dos processos pedagógicos e administrativos da EJA e CEJAs de Mato Grosso-MT. Tendo em vista o processo de reestruturação da oferta dessa modalidade de ensino no Estado de Mato Grosso via SEDUC/MT, que emerge uma questão imprescindível no que se refere à educação de Jovens e Adultos, tendo em vista o fechamento de inúmeras unidades de ensino, mediante a imposição de um novo modelo educativo voltado para a formação dos jovens e adultos, almejamos analisar os impactos das políticas governamentais instituídas no ano de 2021 sobre os processos pedagógicos e administrativos na trajetória do CEJA. Busca também analisar como as interferências político governamentais caracterizam a démarche educacional dos CEJA’s. A partir do objeto central proposto decidiu-se pela realização de um trabalho analítico e na modalidade qualitativa, a partir da percepção de professores e gestores a cerca do fenômeno. justifica-se por buscar conhecer e analisar os impactos das políticas governamentais instituídas no ano de 2021 sobre os processos pedagógicos e administrativos na trajetória do CEJA, procuramos estabelecer uma teoria que explique suas práticas posto que a teoria depende, pois, radicalmente da prática. Para compreender a importância das políticas  voltadas para essas questões educacionais, o presente trabalho analisará os dados obtidos a partir da revisão de literatura dialogando com Cambi (1999), Forquim (1992), Goodson (1998), Heloisa Lück (2009), Ferreira (2006), e outros autores que se faz necessário para  o enriquecimento do trabalho em tela. Como resultado terá respostas às questões que perante aos olhos da sociedade ficaram no vácuo e no prejuízo por tirar oportunidade a pessoas que não tiveram condições de estudar no momento “adequado” ou seja, conforme a idade escolar.

Литература

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: ed. da UNESP, 1999.
FERREIRA, Naura S Carapeto. Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FORQUIN, J.-C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992
GOODSON, I. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: LOCKE, John. Dois Tratados sobre o governo. Editora Martins Fontes, São Paulo: Vozes, 1998.
LUCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
XAVIER, A.C.R. Reflexões sobre a qualidade da educação e a gestão da qualidade total nas escolas. In: ANTUNES.A.M.C. Estado e educação. São Paulo: Papirus, 1992.
Опубликован
2023-11-07
Раздел
Resumos Simples