PARADIGMA DA COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Luciana Serra Passos PPGE UDESC
  • Roselaine Ripa

Résumé

Resumo: O presente trabalho integra os estudos de uma pesquisa de Mestrado em Educação, em andamento, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo tema é a formação por competências, abordada como eixo fundante das vigentes políticas públicas nacionais de formação. Indagar a formação dos indivíduos demandada pela sociedade administrada da “Idade Mídia”, no contexto neoliberal, é pressuposto a desvelar os ideários neotecnicista, neoprodutivista, pragmáticos e utilitários que norteiam a concepção de formação instrumental, preconizada pelos interesses do capital, para a qual, a semiformação, a indústria cultural e o pensamento unidimensional são mecanismos tecnicamente racionalizados, constituintes de uma pedagogia sem sujeito (BUENO, 2003). O objetivo da investigação é analisar a racionalidade que subjaz esta concepção de formação, que se constitui ancoragem da BNC formação inicial (2019) e BNC formação continuada (2020), integradas e articuladas à BNCC Educação Básica (2018). Depreende-se que a abordagem teórica que orienta os documentos normativos se fundamenta no referencial de Philippe Perrenoud. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados são análise documental e bibliográfica. A investigação aporta-se na perspectiva teórico-metodológica da Teoria Crítica da Sociedade. A Dialética Negativa, do filósofo Theodor W. Adorno, é o método de análise dos documentos normativos. A investigação busca contribuir para discutir a Educação e Formação enquanto objetos de política, como “produto/produtora” de concepções que permeiam a relação Estado e Sociedade, de modo a desvelar, o quão a padronização do pensamento, sob o controle da racionalidade tecnológica é fundante na proposição da formação por competências. Principais referenciais teóricos: Adorno (1995, 2009, 2010), Adorno e Horkheimer (1985).

Références

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. Marco Antonio Casanova; revisão técnica Eduardo Soares Neves Silva. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2009.
ADORNO, T. W. Teoria da semiformação. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. (Org.) Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, p. 7- 40, 2010.
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. 3a edição. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
Publiée
2023-11-07
Rubrique
Resumos Simples