SENTIDO DOCENTE E CURRÍCULO

A FORMAÇÃO DOCENTE FORJADA EM UMA IDENTIDADE MULTICULTURAL

  • Gabriel Valga Ricardo
  • Vivian Miranda Cypriano UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumen

O presente trabalho visa refletir sobre a importância de uma identidade docente pautada em um olhar para as diferentes realidades que se mostram na sala de aula, para que seja possível proporcionar um percurso formativo baseado no desenvolvimento do senso crítico, que atinja a emancipação do professor e do aluno. Para isso, compreende-se a necessidade de refletir sobre um currículo multicultural, no qual busca-se, por meio deste estudo, perceber qual sistematização pedagógica caminha para a ampliação do repertório sociocultural dos alunos, tornando-o capacitado a reconhecer a sua realidade e identificar possibilidade de transformá-la. O conceito de transformação social aqui abordado sustenta-se nas discussões trazidas por bell hooks (2017), que  defende a educação como Transgressora, em paralelo à abordagem de Educação Emancipatória apontada por Theodor Adorno (1995). Buscando refletir sobre como tais conceitos perpassam essa organização de conjuntos de saberes que a escola oferece aos estudantes, dialoga-se com Antonio Flavio Barbosa Moreira (2001) alinhavando tais apontamentos a partir de uma idealização de um currículo multicultural. Ou seja, este resumo pretende provocar reflexões a respeito da importância do sentido docente para a libertação do professor e do aluno, de forma que ambos se constituam seres conscientes e ativos em todo o processo de ensino-aprendizagem.

Citas

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CORREA, Cintia Chung Marques. POLÍTICAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro , v. 21, n. 63, p. 452-465, out. 2020 Disponível em . acessos em 18 abr. 2023. Epub 08-Fev-2022. https://doi.org/10.12957/teias.%y.53310.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1987.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

LASTÓRIA, Luiz Antônio Nabuco; ZAMBEL, Luciana. Educação e Emancipação em T. W.
Adorno: contribuições para a formação de professores. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 11, n.4, p. 2205-2218, 2016

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; C MARA, Michelle Januário. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas, v. 10, p. 38-66, 2008.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, Cultura e Formação de Professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 17, p. 39-52, 2001.

SCHMIDT, E. S. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. Publicação UEPG Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes, Ponta Grossa, 11 (1): 59-69, jun.2003.
Publicado
2023-11-04
Sección
Resumos Expandidos