O LUGAR DA ARTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
CONTRIBUIÇÕES DE LUKÁCS E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Abstract
O presente escrito tem por objetivo refletir sobre o lugar da arte na formação de professores, a partir das contribuições de Lukács e da Pedagogia Histórico-Crítica. Com efeito, buscamos no primeiro momento explicitar a importância da arte na formação humana, e em seguida procuramos articular esta componente – Arte – com os fundamentos da pedagogia histórico-crítica em relação a formação de professores. Os procedimentos técnico-metodológicos adotados para permitir a realização deste estudo foram de uma pesquisa bibliográfica, sendo que as principais fontes de dado foram os escritos sobre a estética de lukács (1970), bem como as obras vinculadas à pedagogia histórico-crítica, sendo esta a nossa base teórica neste estudo. O estudo permite-nos concluir que, na sociedade capitalista, os processos formativos enfrentam uma série de problemas no que diz respeito a valorização do conhecimento escolar, onde a arte faz parte. Sendo a arte uma forma de objetivação da subjetividade humana, ela tem uma função de deveras importância na formação do homem, e como tal, a formação de professores precisa se posicionar em sua defesa.
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