O desemparedamento na EMEI Eliene Macedo dos Santos
uma experiência pedagógica e administrativa
Resumo
O conceito de desemparedamento da infância, propõe a valorização dos espaços externos como ambientes pedagógicos, vem sendo implementado com sensibilidade e inovação na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Eliene Macedo dos Santos, localizada no município de Primavera do Leste-MT. A escola incorporou essa proposta não apenas nas atividades com as crianças, mas também nas suas práticas de gestão e organização institucional. Uma das iniciativas mais simbólicas dessa transformação foi a realização das reuniões administrativas em áreas externas da escola, como pátios arborizados ou varandas abertas, em vez de salas fechadas. Essa mudança, além de representar uma nova experiência de vivenciar a educação dos profissionais da educação, reforça o compromisso da unidade escolar com uma abordagem mais aberta, acolhedora e conectada à natureza. Esse tipo de prática dialoga com a ideia de que os espaços influenciam diretamente na qualidade das interações e no bem-estar dos sujeitos (ZABALZA, 1991; FORNERO, 1998). Ao realizar encontros administrativos em ambientes abertos, a escola rompe com a rigidez hierárquica e promove uma dinâmica mais horizontal e colaborativa, onde o ambiente estimula o diálogo, a escuta ativa e o senso de pertencimento entre os educadores e a equipe gestora. Segundo Sá e Werle (2017), ainda são poucas as instituições que repensam de forma significativa o uso dos espaços escolares. Por isso, iniciativas como a da EMEI Eliene Macedo dos Santos destacam-se por propor uma ruptura não apenas simbólica, mas prática, com as estruturas tradicionais de gestão escolar. Dessa forma, ao desemparedar também a administração escolar, a EMEI amplia o conceito de educação integral e vivencial, tornando-se um exemplo de inovação e coerência entre discurso e prática.
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 8 abr. 2019.
FORNERO, E. Espaço e educação infantil: possibilidades pedagógicas. In: ZABALZA, M. A. Didática para a educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SÁ, G.; WERLE, V. M. Aspectos teóricos e legais do desemparedamento na educação infantil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao. Acesso em: 7 nov. 2024.
ZABALZA, M. A. A dimensão pedagógica do espaço na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1991.