A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E NA GUINÉ-BISSAU: UM ESTUDO SOBRE A DESIGUALDADE SOCIA
Abstract
Este artigo apresenta uma discussão sobre a formação docente no Brasil e na Guiné-Bissau: um estudo sobre a desigualdade social. O estudo tem como objetivo compreender de modo como ocorre a desigualdade na formação docente na educação Brasileira e na Guiné-Bissau. O Brasil é um país quase com uma dimensão de um continente, porém, é muito complexo discutir a desigualdade social dentro dele. Objetivos específicos: 1. Entender a forma ideal sobre a educação na sociedade Brasileira. 2. Compreender como ocorre o racismo na sociedade brasileira por meio da educação. Discutir sobre a formação dos professores no Brasil e Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau é um país de pequena dimensão, isto é, apresenta uma superfície total de 36.125 km². A formação docente na Guiné-Bissau apresenta com muita complexidade social, porém, ao longo da luta pela independência compreende-se que o país se tornou tão frágil em termos de prestação de serviço educacional ao povo. Portanto, ao discutir sobre a educação na Guiné-Bissau e formação docente é importante recorrermos ao processo histórico. A Guiné-Bissau pode ser considerada um país atrasado no processo de educação porque desde a independência até então, o país continua no mesmo lamaçal. O Brasil já é um país velho na independência e onde podemos caracterizar o Brasil como um país que já avançou significativamente no processo da educação. O Brasil continua sendo um país onde é verificado muita desigualdade social de acesso à formação dos professores
References
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a
incerteza. Cortez editora, 2022.
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Formação docente, um projeto impossível.
Cadernos de pesquisa, v. 45, n. 157, p. 486-507, 2015.
ALVES, Wanderson Ferreira. A formação de professores e as teorias do saber docente:
contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 02, p. 263-280, 2007.
BARBOSA, Marinalva Vieira; FERNANDES, Natália Aparecida Morato. Políticas públicas
para formação de professores e seus impactos na Educação Básica. Aberto,
Brasília, v. 30, n. 98, p. 15-20, 2017.
ALVES, Renato. Violência na escola e da escola: desafios contemporâneos à Psicologia da
Educação. 2009.
SACRISTÁN, José Gimeno et al. O que significa o currículo. Saberes e incertezas sobre o
currículo. Porto Alegre: Penso, p. 16-35, 2013.