UM OLHAR PARA ALÉM DO CURRÍCULO: FORMAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Janini Guedes UFMS

Resumen

Este estudo surge da experiência da autora como professora de Arte, ao observar crianças negras rejeitando autorretratos com tons de pele escuros. Busca-se analisar a vivência do racismo no cotidiano escolar potencializado pelas lacunas nos currículos e materiais didáticos. Tomamos como referencial, estudos no campo da filosofia e psicanálise para compreender questões raciais e os impactos das desigualdades para a formação da subjetividade no campo da educação para repensar práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com análise de dados autobiográficos. Como o letramento racial pode ser introduzido pedagogicamente para desconstruir o racismo nas séries iniciais? A produção de materiais que visem uma educação antirracista desde a infância, pode ser uma saída? Estes por sua vez, podem promover a valorização da diversidade e o combate ao racismo na estrutura escolar. Os resultados visam subsidiar a formação de crianças críticas e conscientes de suas identidades.

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Publicado
2025-05-26
Sección
Resumos Expandidos