UM OLHAR PARA ALÉM DO CURRÍCULO: FORMAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
Este estudo surge da experiência da autora como professora de Arte, ao observar crianças negras rejeitando autorretratos com tons de pele escuros. Busca-se analisar a vivência do racismo no cotidiano escolar potencializado pelas lacunas nos currículos e materiais didáticos. Tomamos como referencial, estudos no campo da filosofia e psicanálise para compreender questões raciais e os impactos das desigualdades para a formação da subjetividade no campo da educação para repensar práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com análise de dados autobiográficos. Como o letramento racial pode ser introduzido pedagogicamente para desconstruir o racismo nas séries iniciais? A produção de materiais que visem uma educação antirracista desde a infância, pode ser uma saída? Estes por sua vez, podem promover a valorização da diversidade e o combate ao racismo na estrutura escolar. Os resultados visam subsidiar a formação de crianças críticas e conscientes de suas identidades.
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