ENSINO RELIGIOSO, INTERCONFESSIONALIDADE E EPISTEMOLOGIAS AFRO-BRASILEIRAS:

um olhar decolonial sobre os limites da normatividade cristã na LDB

Résumé

Este artigo propõe uma análise crítica do ensino religioso no Brasil à luz da LDB (Lei nº 9.394/96), com ênfase nos limites da interconfessionalidade frente às religiões de matriz africana. A partir de uma perspectiva decolonial, problematiza-se como a educacional brasileira, embora proclame a valorização da diversidade religiosa, segue operando sob uma lógica cristã-normativa que tende a excluir ou folclorizar as tradições afro-brasileiras. Utilizando análise documental crítica da LDB e revisão bibliográfica com autores como Frantz Fanon, Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Luiz Rufino, o estudo revela como os marcos legais e pedagógicos reproduzem estruturas coloniais de silenciamento e epistemicídio. A ensino religioso é compreendida não apenas como conteúdo curricular, mas como instrumento de disputa simbólica e ideológica, capaz de reafirmar ou desafiar hierarquias de poder. Ao trazer a espiritualidade afro-brasileira para o centro do debate, o artigo denuncia o esvaziamento político da interconfessionalidade quando esta não reconhece cosmologias que não se organizam nos moldes ocidentais. Conclui-se que é urgente reconfigurar os fundamentos do ensino religioso no Brasil, de modo que ela reconheça e incorpore de forma legítima as epistemologias dos povos afrodescendentes como parte integral da formação ética e cultural das novas gerações.

Bibliographies de l'auteur

Pierre Possamai da Silva, Centro Universitário SATC (UniSATC)

Professor especialista vinculado ao Centro Universitário SATC (UniSATC), residente em Criciúma-SC. Possui graduação em História pela UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e especialização em Teologia, Cosmologia e Cultura Afro-Brasileira. Atua como coordenador do GEDEC — Grupo de Estudos em Decolonialidade e Educação Crítica. Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase em temáticas como decolonialidade, religiosidades afro-ameríndias e ensino religioso.

Guilherme Orestes Canarim, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc.

Mestre em educação pelo PPGE (Programa de pós-graduação em Educação) da UNESC ( Universidade do Extremo Sul Catarinense). Possui graduação em filosofia pela UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente participa do GEFOCS (Grupo de Estudos em Educação, Formação Cultural e Sociedade). Tem experiência em pesquisa no campo da educação, em especial nos temas: Teoria Crítica e Estética na Educação, Formação Cultural, Filosofia da Educação, Processos Formativos e escrita acadêmica.

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - 2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro ? Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB-UNESC). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Membro filiado da ANPED, foi parecerista ad hoc (2015-217) do GT Filosofia da Educação e da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro Filiado da SBPC; Associado a ALFE (Asociacion Latinoamericana de Filosofia del la Educacion). Membro da Rede Nexos (UDESC); Coordenador da Sub-sede do Grupo de Pesquisa Teoria Critica e Educação (UFSCar). Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE/ANPED). Faz parte do conselho consultivo da Revista Poiésis. Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação, Educação Étnicorracial, Formação Cultural, Ética e Estética na Educação. Educação em Direitos Humanos.

Références

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução de António Pescada. Lisboa: Ulisseia, 1961.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
RUFINO, Luiz. Epistemologia na Encruzilhada: política do conhecimento por Exu. ABATIRÁ - REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XVIII, v. V2:: n.4 J, p. 19-29, 2021.
SILVA, Rubens Dornelas da. O currículo e o ensino religioso na bncc. Ciências das Religiões: uma análise transdisciplinar - Volume 2, [S.L.], v. 2, n. 9, p. 126-134, jul. 2021. Editora Científica Digital. http://dx.doi.org/10.37885/210304024.
Publiée
2025-06-12
Rubrique
Resumos Expandidos