Branca de Neve: Uma Leitura Crítica sobre “raça”
Resumen
Os contos de fadas ocupam um lugar significativo no imaginário infantil, encantando gerações e consolidando-se como elementos centrais na formação cultural. Para tanto, este estudo é parte de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo analisar as relações e tensões sociais no contexto do conto Branca de neve à luz da formação cultural e identitárias e suas implicações para a educação das crianças. O foco deste recorte está na análise das questões de “raça” presentes na narrativa, evidenciando suas ausências e valorizações. A dicotomia que reside na ausência destas questões na obra, afirma a sua presença naquilo que a obra apresenta como referência de “raça” e identidades sociais representada pelos sete anões e Branca de Neve. Para conduzir a pesquisa adotamos uma abordagem qualitativa e documental, com base na pesquisa bibliográfica, a partir conceitos como identidade(s), “raça” e educação/formação. A relevância da análise se dá pelo fato de Branca de Neve ser um clássico da literatura infantil. Assim, as reflexões apontam para a necessidade de discutir o racismo, a falta de representatividade e identidades ausentes no conto, visando questionar as representações sociais presentes na obra que reforçam o status quo no imaginário infantil.
Citas
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