OS VALORES DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DO PDI DA UFMS
Abstract
A crescente complexidade dos desafios ambientais do século XXI exige respostas educacionais que promovam mudanças estruturais nos modos de pensar e agir da sociedade. Nesse contexto, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) se consolida como uma proposta estratégica de transformação social, integrando os princípios da sustentabilidade às práticas pedagógicas. O objetivo deste ensaio foi de analisar Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o intuito de compreender como a universidade tem incorporado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, em sua política educacional. O A metodologicamete, o estudo adotou o método qualitativa, com base em análise documental do PDI da UFMS, legislações internas, resoluções institucionais e relatórios da UNESCO, além de revisão bibliográfica de autores que discutem a integração da EDS nas universidades. Espera-se como resultado a identificação de evidências concretas do compromisso da UFMS com os princípios da sustentabilidade, especialmente por meio da oferta de cursos voltados à diversidade sociocultural e ambiental, como o de Planejamento Ambiental e Territorial Indígena, e da inclusão de metas e ações no PDI que valorizem a inclusão, a inovação curricular e a responsabilidade socioambiental. Também se prevê destacar limitações na consolidação da EDS como prática transversal no ensino superior, como a necessidade de maior capacitação docente, adaptação curricular mais ampla e ferramentas de monitoramento específicas para as metas relacionadas à sustentabilidade. Conclui-se que a UFMS apresenta potencial para consolidar-se como referência nacional em EDS, desde que fortaleça suas estratégias institucionais por meio de iniciativas integradas e da adoção de modelos avaliativos, como o Sustainability Balanced Scorecard, capazes de alinhar seus objetivos educacionais aos compromissos globais da Agenda 2030.
Literaturhinweise
ELKINGTON, J. (1997). Canibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Oxford: Capstone Publishing.
FOUTO, A. R. F. (2002). O papel das universidades rumo ao desenvolvimento sustentável: das relações internacionais às práticas locais. Dissertação de mestrado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. Disponível: http://campus.fct.unl.pt/ campusverde/W_RIA_ARFF.doc.
GUIMARÃES, R. P. (2001). A ética da sustentabilidade e a formulação de políticas de desenvolvimento: Um debate socio ambiental no Brasil (43-71). São Paulo: Fundação Perseu Abramo.
HANSEN, E., & SCHALTEGGER, S. (2016). The sustainability balanced scorecard: A systematic review of architectures. Journal of Business Ethics, 133(2), 193-221
KAPLAN, R., & NORTON, D. (2004). Kaplan e Norton na prática. Rio de Janeiro: Elsevier
LEICHT, A., HEISS, J., WON, J.B. Issues and Trends in Education for Sustainable Development. Education on the move, p. 271. 2018
MENEZES, H. Z., & MINILLO, X. K. (2017). Pesquisa e extensão como contribuição da universidade na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no Brasil. Meridiano 47-Journal of Global Studies, 18.
SACHS, I. (2004). Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond.
SARABHAI, K.V. 2015. ESD for sustainable development goals (SDGs). J. Educ. Sust. Develop. 9 (2), 121–123. 2015. https://doi.org/10.1177/0973408215600601.
UNESCO. Education for sustainable development. https://en.unesco.org/themes/e ducation-sustainable-development-esd. 2021.