A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE RECEPÇÃO INFANTIL: Alguns apontamentos
Resumo
O presente artigo visa revelar como a pessoa negra vem sendo retratada nas produções literárias para as crianças, tendo como objetivo geral analisar a representação do negro nas produções literárias de recepção infantil. Tendo em vista a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a pesquisa sobre a representação do negro nas produções literárias de recepção infantil torna-se potente. Buscou-se por meio da metodologia de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Diante disso, verifica-se que no passado, a literatura muitas vezes representou a população negra de forma estereotipada, reduzindo-a à pobreza ou à violência. A literatura negra atual busca oferecer uma visão mais complexa e positiva da experiência negra.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010d. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bas es_1ed.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Brasília: Ministério da Educação, 2004.
FARIAS, Jessica Oliveira Farias. A representação do negro na literatura infantil brasileira. Periferia, v. 10, n. 1, p. 17-32, 2018.
PEREIRA, S. D. S; NASCIMENTO, I. S. D. Literatura infantil com personagens negras: narrativas descolonizadoras para novas construções identitárias e de mundo. Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p.481-495, 2020. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003048496