A UTILIZAÇÃO DO MENTIMETER COMO ESTRATÉGIA DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NOS CURSOS DE SAÚDE

  • Talita Guimarães Fasa
  • Daniela Fernanda de Freitas Fasa

Resumo

Com a chegada da pandemia de COVID-19 no Brasil, o ensino remoto emergencial (ERE) recebeu grande destaque na área da educação. No ERE as escolas e universidades tiverem que passar por uma adaptação curricular para que as atividades acadêmicas referentes às disciplinas dos cursos continuassem sendo ofertadas para os estudantes. E de acordo com a portaria do Ministério da Educação (MEC) 544 de 2020, as aulas remotas prosseguirão até o fim do ano, com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com tais alterações professores a acadêmicos tiveram que se ajustar ao novo ensino, e para isso, os professores precisaram buscar por estratégias de interação na sala de aula virtual.  O objetivo deste relato é apresentar o recurso digital, Mentimeter como estratégia de interação, com o intuito aperfeiçoar as aulas on-line e estreitar os laços com os acadêmicos. A utilização do Mentimenter foi realizada durante as aulas síncronas nos cursos de saúde (farmácia, enfermagem e odontologia), com a finalidade de acompanhar, motivar, dialogar com os acadêmicos, através de suas interações sobre determinados assuntos. Durante a apresentação ocorreram troca de experiências e conhecimentos, facilitando o trabalho docente na perspectiva da interatividade, os cursos de saúde ao final da aula, avaliaram positivamente a utilização do recurso digital pelo professor.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência