INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO COLABORATIVA NAS FANFICTIONS
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS NAS AULAS DE LÍNGUAS
Resumo
Este trabalho aborda as práticas de interação e produção colaborativa de fanfictions em contextos educacionais, com base em pesquisas acadêmicas já desenvolvidas, bem como propõe uma reflexão sobre o uso das ferramentas digitais nas aulas de línguas. Nosso objetivo é fazer uma revisão bibliográfica acerca da temática e discutir pesquisas já desenvolvidas sobre as fanfictions em ambiente escolar. Este trabalho faz parte de nossa pesquisa, que se encontra em fase de desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Fundamentamos nosso artigo em Coscarelli e Ribeiro (2014), Jenkins (2009, 2010), Moran (2006, 2007), Rojo (2007, 2009, 2012, 2013), Soares (2017) e Vargas (2007). Na sequência, discutimos as pesquisas de Bastos (2019) e Zandonadi (2019). Os resultados indicam que há possibilidade de ler e produzir gêneros discursivos da cultura de rede, de forma colaborativa, parcialmente, em sala de aula, posto que o professor que desenvolve essa tarefa enfrenta, muitas vezes, diversas limitações de recursos tecnológicos e precisa usar de criatividade para conduzi-la.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.