INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO COLABORATIVA NAS FANFICTIONS

POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS NAS AULAS DE LÍNGUAS

Resumo

Este trabalho aborda as práticas de interação e produção colaborativa de fanfictions em contextos educacionais, com base em pesquisas acadêmicas já desenvolvidas, bem como propõe uma reflexão sobre o uso das ferramentas digitais nas aulas de línguas. Nosso objetivo  é fazer uma revisão bibliográfica acerca da temática e discutir pesquisas já desenvolvidas sobre as fanfictions em ambiente escolar. Este trabalho faz parte de nossa pesquisa, que se encontra em fase de desenvolvimento, vinculada  ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Fundamentamos nosso artigo em Coscarelli e Ribeiro (2014), Jenkins (2009, 2010), Moran (2006, 2007), Rojo (2007, 2009, 2012, 2013), Soares (2017)  e Vargas (2007). Na sequência, discutimos as pesquisas de Bastos (2019) e Zandonadi (2019). Os resultados indicam que há possibilidade de ler e produzir gêneros discursivos da cultura de rede, de forma colaborativa, parcialmente, em sala de aula, posto que o professor que desenvolve essa tarefa enfrenta, muitas vezes, diversas limitações de recursos tecnológicos e precisa usar de criatividade para conduzi-la.

Biografia do Autor

Daniela Kanashiro, UFMS

É doutora e mestre em Educação pela USP, graduada em Letras Português e Espanhol pela Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, e professora associada, na UFMS. Atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol, nas modalidades presencial e a distância, e, como docente colaboradora, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) e membro dos Grupos de Estudos em Formação de Professores na EAD (GEForPED)/UFMS e de Pesquisa em Elaboração e Análise de Material Didático de Espanhol como Língua Estrangeira (Gemadele)/UFS, todos cadastrados no CNPq. Foi coordenadora institucional do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (2019), coordenadora institucional da Residência Pedagógica (2018), coordenadora de área de subprojeto vinculado ao Pibid (2014-2018) e coordenadora do curso de Letras/EaD/UFMS (2013).

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online