A PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM COMO APOIO PARA AULAS MEDIADAS POR TECNOLOGIA DIGITAL

  • Layara Karuenny Oliveira Silva Lima Universidade de pernambuco
  • Ernani Martins dos Santos

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) se apresentam como recurso de grande potencial na sociedade atual. Com isso, o presente trabalho discorre sobre o uso da Plataforma Google Classroom pelos professores da educação básica. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência, no qual descrevemos e analisamos uma oficina realizada com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais da rede municipal de ensino na cidade de Afrânio-PE, que propôs a apresentação e análise das estruturas do Google Classroom como uma ferramenta potencializadora da questão tecnológica digital. A oficina contou com a participação de 70 professores e aconteceu por do Google Meet. O objetivo da análise consistiu em apresentar a estrutura da plataforma aos professores, bem como, verificar como os docentes analisam a plataforma para possíveis usos em sala de aula. A pesquisa possui cunho bibliográfico, e autores como Moran (2015), Levy (1990) estruturam a base teórica da pesquisa. Como principal resultado obtido, destacamos o progresso na compreensão dos aspectos abordados na oficina e a possibilidade de usos com os discentes.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência