O USO DA FERRAMENTA TRELLO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Resumo

O presente estudo descreve um relato de experiência  da utilização da  ferramenta tecnológica trello na sistematização  das atividades de extensão universitária. Para isso, foi implementada a ferramenta Trello, na versão gratuita, que por sua vez, utiliza o método de gerenciamento kanban baseado em três vertentes: atividades concluídas, em andamento e atividades futuras. O software foi utilizado de forma assíncrona por vinte e cinco membros da equipe no início de julho de 2020. Após uma capacitação acerca do uso do Trello, foi organizado um cronograma com alinhamento dos prazos estipulados para realização de atividades em grupos de trabalho. Os extensionistas formaram os grupos e foi elencado um líder que gerencia a ferramenta junto as docentes. O Trello foi atualizado semanalmente com checklist de tarefas; relatórios das reuniões realizadas; relatos sobre o andamento de cada atividade, contendo fotos, links e sinalizações com etiquetas possibilitando o acompanhamento de todos os integrantes no desenvolvimento dos projetos.

Biografia do Autor

Ysabella Luana dos Santos, Universidade de Pernambuco

Discente de Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças- FENSG/UPE. Membra do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Cuidado, práticas sociais e direito à saúde das populações vulneráveis -GRUPEV. Integrante do Diretório Acadêmico de Enfermagem Identidade, atuando na Coordenação de Saúde. Compõe a Coordenação de Ensino da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem - LASAE- da UPE.

Danielle Christine Moura dos Santos, Universidade de Pernambuco

Doutora em Saúde Coletiva; Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde.
Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE) dos cursos de graduação em enfermagem e pós-graduação strictu sensu em promoção da saúde. 
Editora chefe da Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde – REDCPS. 
Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre cuidado, práticas sociais e direito à saúde das populações vulneráveis - GRUPEV \UPE. Desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão principalmente com temas sobre práticas de cuidado e prevenção de incapacidades no adoecimento crônico; metodologia científica e didática no ensino superior. 

Raphaela Delmondes do Nascimento, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2006) e mestrado em Mestrado em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ (2010). Atualmente é professor assistente da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseníase, portadores de hanseníase, direito à saúde, autocuidado e educação. 

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência