PODCAST EM SALAS VIRTUAIS

VOZ QUE APROXIMA DURANTE A EDUCAÇÃO REMOTA

  • Claudomiro Almeida Santos SED
  • Bruna Aparecida Azevedo Gayozo

Resumo

O presente relato de experiência docente busca descrever a importância do uso do podcast como aliado na educação escolar durante o período de pandemia do Covid-19. Durante as aulas de Sociologia foram produzidos, pelos docentes do componente escolar, podcasts para aproximar os discentes dos conteúdos e temas sociológicos. Então, desenvolveu-se gravações de áudio, no formato podcast, para serem reproduzidos pelos alunos no ambiente virtual de aprendizagem do Google Classroom. A experiência ocorreu em duas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul - na etapa do ensino médio. Para a produção dos podcast os professores utilizaram: 1) aplicativo de gravação, do próprio aparelho celular; 2) aplicativo de mensagem eletrônica; 3) software para a decupagem e edição dos áudios; 4) plataforma virtual para armazenar e distribuir virtualmente e; por fim; 5) o carregamento dos podcasts na sala virtual do Google Classroom. O desenvolvimento deste projeto nas aulas de sociologia sugere um impacto positivo tendo em vista a experiência assertiva de adaptar as aulas para um formato de conteúdo digital.

Biografia do Autor

Claudomiro Almeida Santos, SED

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É mestre em Sociologia pelo Programa de Mestrado em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Especialista em Mídias na Educação, pela UFMS. Obteve Licenciatura em Sociologia, pela Unifil. Possui Licenciatura em Geografia, pela Uniasselvi. Foi professor da rede pública de ensino (SED-MS) atuando nas disciplinas de sociologia e filosofia. Concluiu o Curso de Cultura e História dos Povos Indígenas, curso de extensão da UFMS. Foi orientador de estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM, em Campo Grande-MS. É professor de Sociologia e coordenador da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais de MS [ABECS-MS].

Bruna Aparecida Azevedo Gayozo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018), pesquisou a violência contra as mulheres a partir da lógica do capitalismo. Atualmente é docente da Escola Estadual Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, das disciplinas de sociologia e filosofia.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência