O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FORMATO REMOTO

  • Gabriel Ferraciolli UCDB
  • Claudia Mara S. Ruas UCDB
  • Cesar Augusto Floriano dos Santos SED MS

Resumo

O distanciamento social e as medidas de prevenção e combate ao coronavírus levaram diversos setores da sociedade a praticar o distanciamento social. Universidades tiveram de se readequar para continuar funcionando, da mesma forma os projetos de extensão para continuar atendendo a comunidade. O objetivo é apresentar o relato de experiência das adaptações que projeto de extensão em educação ambiental através da fotografia, Click Verde, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), desenvolveu para continuar seu atendimento a partir do momento que a instituição de ensino adotou o formato remoto ao respeitar o distanciamento social ampliado sugerido por órgãos públicos e entidades de saúde. Os usos de tecnologias digitais para realização de oficina de educação ambiental através da fotografia permitiram continuar com a realização de oficina remota com o público atendido. As TICs disponíveis na internet de forma gratuita e intuitivamente acessíveis descritas na metodologia podem contribuir para outros projetos de extensão e demais atividades educacionais que necessitarem se readequar, mas sem perde o seu caráter social e interdisciplinar. Ressalta-se a amplitude que o atendimento ganhou ao englobar cidades do interior ao extrapolar fronteiras física com o uso da internet. Os resultados expressos em pesquisas com o público impactado contribuem para o reforço do uso de tais métodos para desenvolver a extensão e promover a interação transformadora entre a universidade e demais setores da sociedade.

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 2 – Tecnologias Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem