SEQUÊNCIA DIDÁTICA E RECURSOS TECNOLÓGICOS
FERRAMENTAS PARA O AGIR DOCENTE
Resumo
Diante do contexto de ensino remoto de emergência autorizado pelo Ministério da Educação (Portaria nº 544, de 16/06/2020), a ação de extensão, objeto da pesquisa relatada, foi desenvolvida por meio de ferramentas digitais que integram a suíte de aplicativos Google for Education, para auxiliar professor-formador e cursistas na realização de atividades de ensino e aprendizagem on-line. Nosso objetivo neste artigo foi verificar de que forma é possível articular tecnologias digitais a instrumentos metodológicos já utilizados no gênero da atividade docente, como a sequência didática de gênero (SD) para o ensino de língua. Tal proposição levou a compreender, por meio da observação de gestos didáticos empreendidos por uma professora-formadora, como pode ocorrer adaptação de sua atividade ao contexto de ensino remoto. Os resultados demonstraram que a SD também se adequa às ferramentas de tecnologia digitais, e que essas podem favorecer a materialização de gestos necessários ao favorecimento de um meio propício à aprendizagem.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.