FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGO
UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DE USO DE TDIC
Resumo
Este artigo traz reflexões sobre as concepções de uso das tecnologias digitais de comunicação e informação - TDIC encontradas nos cursos de Pedagogia a partir da investigação dos currículos dos cursos de algumas Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Campo Grande - MS. Este estudo baseou-se na pesquisa qualitativa Histórico Cultural do tipo Exploratória, a qual foi desenvolvida por meio de um recorte de pesquisa de mestrado em educação, que teve como objetivo investigar a Formação do Pedagogo para o uso das tecnologias educacionais. Este artigo aborda também algumas discussões e considerações sobre a importância do educador pedagogo ter uma formação reflexivo-crítica, em particular em relação às concepções de uso das tecnologias para que ele possa adequá-las e contribuir com a sua prática pedagógica a fim de estimular a construção de conhecimento pelo aluno usando como recurso as TIDC. Teve como resultado a reflexão sobre a importância de os cursos de Pedagogia trazerem em seu currículo além das concepções relatadas a concepção reflexivo crítica que poderá corroborar para sua futura pratica em relação ao uso das tecnologias em sala de aula.
Copyright (c) 2019 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.