MOVIMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO AMBIENTE AVA

RELATO DE UMA PROFESSORA

  • Judith Ferreira da Silva
  • Neila Andrade Tostes López dos Santos

Resumo

Este artigo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa do tipo exploratória, num referencial teórico Histórico Cultural. Traz um relato de experiência sobre os movimentos da formação continuada de uma professora no curso “Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA no contexto da Aprendizagem e Avaliação” oferecido no ano de 2012 pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande Mato Grosso do Sul, pela Divisão de tecnologia. Como objetivo, buscou-se relatar os movimentos da formação na modalidade em Educação a Distância de uma professora; e abordou concepções de formação continuada a distância. Como referencial trouxe os conceitos de formação continuada a distância, o uso da web 2.0 e os movimentos de formação na cultura digital. Diante das propostas de formação continuada na modalidade a distância, o curso relatado proporcionou conhecimentos para o uso das tecnologias em sala de aula, possibilitando ao educador tornar-se alfabetizado tecnologicamente, no qual além de conhecer o uso técnico das tecnologias compreende o conceito de integração das mesmas na prática em sala de aula para que corroborem com a construção de conhecimento do aluno. Como resultado destacou-se que a educadora se propôs em realizar as atividades do curso de maneira a disseminar o que aprendeu, no qual cumpriu seu papel de CPTI e ao mesmo tempo iniciou o processo de imersão na cultura digital por meio dos movimentos de integração das TDIC. Sinalizou a importância deste curso ser oferecido a todos os educadores da rede municipal de ensino para que se propicie caminhos que os conduzam a alfabetização tecnológica e ao aprimoramento da sua pratica pedagógica.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 2 – Tecnologias Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem