SALAS VIRTUAIS NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Resumo
Este trabalho de pesquisa tem por objetivo apresentar a análise do processo de elaboração de uma sala virtual para aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) ocorrida durante uma formação continuada, oferecida a professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campo Grande/MS. A pesquisa-formação foi a metodologia adotada com foco na formação continuada de professores em que foi articulado o uso de ambiente virtual nas aulas de ciências. Para a coleta de dados utilizamos as entrevistas e as gravações realizadas durante a formação. Após as análises dos dados, os seguintes resultados foram evidenciados: os professores de ciências participantes da pesquisa não tiveram problemas para elaborar as suas respectivas salas virtuais e afirmaram que passaram a utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem em sua prática pedagógica. Entretanto o uso sistemático da sala virtual depende, exclusivamente, do professor, de seu planejamento e da forma de abordagem que ele utiliza na sua prática. Concluímos que a formação possibilitou a integração das tecnologias ao currículo de ciências numa perspectiva investigativa.
Copyright (c) 2019 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.