SALAS VIRTUAIS NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Neila Andrade Tostes López dos Santos
  • Shirley Takeco Gobara

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo apresentar a análise do processo de elaboração de uma sala virtual para aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) ocorrida durante uma formação continuada, oferecida a professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campo Grande/MS. A pesquisa-formação foi a metodologia adotada com foco na formação continuada de professores em que foi articulado o uso de ambiente virtual nas aulas de ciências. Para a coleta de dados utilizamos as entrevistas e as gravações realizadas durante a formação. Após as análises dos dados, os seguintes resultados foram evidenciados: os professores de ciências participantes da pesquisa não tiveram problemas para elaborar as suas respectivas salas virtuais e afirmaram que passaram a utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem em sua prática pedagógica. Entretanto o uso sistemático da sala virtual depende, exclusivamente, do professor, de seu planejamento e da forma de abordagem que ele utiliza na sua prática. Concluímos que a formação possibilitou a integração das tecnologias ao currículo de ciências numa perspectiva investigativa.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online