O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NUMA PERSPECTIVA AUTOBIOGRÁFICA

  • Tuany Inoue Pontalti Ramos

Resumo

O presente artigo é resultado dos estudos realizados durante a disciplina de Formação de Professores, Prática Docente e Profissionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado -PPGE da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. O objetivo foi analisar o processo de desenvolvimento profissional docente, bem como a atuação docente, por meio dos textos utilizados na disciplina, promovendo uma reflexão sobre a minha autobiografia, contextualizada a formação de professores. Utilizei uma abordagem qualitativa e procurei abordar todos os assuntos que foram discutidos no decorrer da disciplina, dialogando com a minha trajetória profissional. Percebe-se que o desenvolvimento profissional docente está atrelado a um grupo de competências e saberes da profissão que consideramos essenciais para o processo de aprendizagem dos sujeitos envolvidos, tendo o conhecimento como base, o contexto dos alunos, as experiências, a reflexão contínua e consciência sobre a prática docente e na prática pedagógica o uso contextualizado da tecnologia nas aulas permite ao aluno uma aprendizagem significativa, não sendo considerada como a panaceia da educação, mas uma aliada.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online