O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NUMA PERSPECTIVA AUTOBIOGRÁFICA
Resumo
O presente artigo é resultado dos estudos realizados durante a disciplina de Formação de Professores, Prática Docente e Profissionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado -PPGE da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. O objetivo foi analisar o processo de desenvolvimento profissional docente, bem como a atuação docente, por meio dos textos utilizados na disciplina, promovendo uma reflexão sobre a minha autobiografia, contextualizada a formação de professores. Utilizei uma abordagem qualitativa e procurei abordar todos os assuntos que foram discutidos no decorrer da disciplina, dialogando com a minha trajetória profissional. Percebe-se que o desenvolvimento profissional docente está atrelado a um grupo de competências e saberes da profissão que consideramos essenciais para o processo de aprendizagem dos sujeitos envolvidos, tendo o conhecimento como base, o contexto dos alunos, as experiências, a reflexão contínua e consciência sobre a prática docente e na prática pedagógica o uso contextualizado da tecnologia nas aulas permite ao aluno uma aprendizagem significativa, não sendo considerada como a panaceia da educação, mas uma aliada.
Copyright (c) 2019 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.