A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS EaD DO IFMS

  • Flávia Regina Grego
  • Edilene Maria de Oliveira

Resumo

A educação a distância requer novas formas de ensinar e aprender, e faz uso das tecnologias de informação e comunicação, a partir deste ponto o docente depara-se com uma modalidade de ensino em que ter apenas o domínio das práticas pedagógicas da modalidade presencial já não bastam. Diante destas reflexões este artigo tem como objetivo verificar a importância das formações continuadas ofertadas para os professores da EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS. A metodologia de execução da pesquisa é de natureza exploratória, a partir da abordagem adotada, os procedimentos incluíram a revisão da literatura, o estudo documental e a aplicação de um questionário semiestruturado aos professores que atuaram na EaD do IFMS por meio do programa da Rede e-Tec Brasil. Os resultados apresentados mostram a importância da formação dos professores que trabalham com a EaD do IFMS, uma vez que a modalidade a distância demanda conhecimento mais aprofundado acerca das tecnologias e metodologias direcionadas à educação. As conclusões apontam a real existência de dificuldades frente a algo novo, sendo que as formações oferecidas foram importantes para a prática docente na EaD. Apontam ainda que a formação continuada em EaD para os professores do IFMS refletiu na melhoria do material utilizado nas aulas, na importância da linguagem dialógica, como também em maior conhecimento da modalidade a distância impactando na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online