ESTADO DO CONHECIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS
Resumo
Este trabalho apresenta um levantamento do estado do conhecimento sobre a formação continuada de professores dos anos iniciais para o ensino de Ciências, com uso de artefatos tecnológicos digitais. Foram investigadas quatro bases de dados e o critério usado para a seleção foram trabalhos que envolviam propostas ou investigações de formações continuadas para professores dos anos iniciais. Buscou-se identificar o paradigma educacional, o modelo de professor a ser formado e o papel dos artefatos tecnológicos, além dos parâmetros para novas propostas de formação. A maioria das formações estão embasadas no paradigma educacional individualista, voltada para um modelo de professor como profissional reflexivo e atribui aos artefatos tecnológicos digitais o papel de mediadores no processo de aprendizagem. Como parâmetros para novas ações formativas destacam-se a necessidade de formações abertas que incluam todos os setores da escola, que se aproximem do cotidiano do professor, considerem os seus saberes e possibilitem a integração entre teoria e prática, por meio de um processo dialógico e colaborativo.
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