O ESPAÇO E O TEMPO NA PRÁTICA DOCENTE A DISTÂNCIA

  • Blanca Martín Salvago
  • Maria Cristina Lima Paniago

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão teórica a respeito do redimensionamento da vivência do espaço e tempo em cursos a distância. Em um segundo momento, trazemos para análise e discussão a concepção de um grupo de dez professores entrevistados a respeito da vivência do tempo na mediação pedagógica de cursos de graduação a distância e suas implicações na prática docente, com seus aspectos positivos e negativos no processo de ensino e aprendizagem, tanto para os professores quanto também para os alunos. Pode-se concluir, a partir da análise das falas dos docentes, que a quebra de barreiras de espaço e tempo na Educação a Distância tem implicações para os alunos: maior respeito aos ritmos individuais, poder escolher com flexibilidade o melhor espaço e tempo para as atividades acadêmicas, mas também aspectos negativos como ansiedade e a rapidez patológica que não ajuda ao amadurecimento. As implicações para os professores são a ampliação do tempo da atividade docente e a cobrança de rapidez nas devolutivas.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online