A METODOLOGIA ATIVA FLIPPED CLASSROOM COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

  • Andrew Vinícius Cristaldo da Silva

Resumo

O presente artigo relata um estudo de caso, com objetivo de aplicar o método da sala de aula invertida (flipped classroom) com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, numa escola estadual em Campo Grande, MS. Utilizou-se o componente curricular de biologia, e abordou-se o conteúdo A segunda Lei de Mendel. Os estudantes tiveram contato primário com vídeos e textos sobre o tema. Finalizado essa etapa eles levantaram as dúvidas anotaram e encaminharam até a sala de aula. Já em sala os estudantes debatiam sobre seus vídeos e textos em grupo. O professor foi o medidor desse processo, retirando dúvidas e propondo mais assuntos. Ao fim foi realizado atividades do livro didático e quis no laboratório de informática. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que as tecnologias, como meio de ensino/aprendizagem, tornam as aulas mais atrativas, fazendo com que o estudante se interesse pelos estudos, além de torná-lo protagonista de sua aprendizagem.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online