A UTILIZACAO DE SIMULADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o uso das tecnologias, especificamente os simuladores aliados ao ensino de Ciências, ao conteúdo da Teoria Celular. Essa análise faz-se necessária na medida em que possam ser empregadas metodologias de ensino que utilizem recursos digitais, tomando como premissas a importância do ensino de ciências e a importância da compreensão da Teoria Celular. O artigo apresenta estudo bibliográfico baseado na revisão nas bases de indexação científica. Nesta pesquisa foi realizado um levantamento das produções científicas acerca do tema estudado em quatro importantes bases que indexam a produção científica nacional, observando-se arbitrariamente as produções publicadas nos últimos cinco anos: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library On line (SciELO.br) e Google Acadêmico. Os dados foram identificados, por base de informação, utilizando-se as seguintes palavras-chave: “simuladores”; “teoria celular” “ensino de ciências”. Para a seleção do material foram observados os trabalhos desenvolvidos nos últimos 5 anos. Foram descritos neste estudo apenas os trabalhos que apresentam dois ou mais indexadores. Os levantamentos nas bases indicadas permitiram observar que há ampla produção sobre Ensino de Ciências e Simuladores, mas pouquíssimas obras que tratam do contraponto entre Ensino de Ciências, Simuladores e Teoria Celular. Portanto, baseando-se nas buscas nas principais bases de indexação utilizadas nesta revisão de bibliografia, nota-se que são importantes novas investigações que apontem a necessidade de uma abordagem mais efetiva com relação a esses temas.
Copyright (c) 2019 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.