LEITURA NO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM
UMA ANÁLISE
Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma análise sobre leitura de materiais didáticos em ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVA), com o objetivo de averiguar, do ponto de vista do estudante, sua compreensão leitora acerca desses materiais. Como suporte teórico-metodológico, consideramos conceitos propostos pela Linguística Textual sobre leitura, língua, texto e sentido, abordados por Koch e Elias (2006), Menegassi (2010), Megassi e Ohuschi (2007), bem como os estudos sobre ambientes virtuais realizados por Baptista (2013) e Rocha (2013). A análise foi realizada a partir da coleta de dados em questionário disponibilizado em plataforma digital, respondido por estudantes de cursos de graduação da modalidade de ensino a distância. Esses estudantes cursam disciplinas que focalizam a leitura e a produção textual, voltadas para o ensino de gêneros acadêmicos. Os primeiros resultados parecem apontar que a leitura nesses ambientes de ensino proporcionou a compreensão dos conteúdos e, consequentemente, colaborou para um bom desempenho e sucesso na disciplina.
Copyright (c) 2019 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.