LEITURA NO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM

UMA ANÁLISE

  • Juçara Zanoni do Nascimento
  • Edna Pagliari Brun

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma análise sobre leitura de materiais didáticos em ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVA), com o objetivo de averiguar, do ponto de vista do estudante, sua compreensão leitora acerca desses materiais. Como suporte teórico-metodológico, consideramos conceitos propostos pela Linguística Textual sobre leitura, língua, texto e sentido, abordados por Koch e Elias (2006), Menegassi (2010), Megassi e Ohuschi (2007), bem como os estudos sobre ambientes virtuais realizados por Baptista (2013) e Rocha (2013). A análise foi realizada a partir da coleta de dados em questionário disponibilizado em plataforma digital, respondido por estudantes de cursos de graduação da modalidade de ensino a distância. Esses estudantes cursam disciplinas que focalizam a leitura e a produção textual, voltadas para o ensino de gêneros acadêmicos. Os primeiros resultados parecem apontar que a leitura nesses ambientes de ensino proporcionou a compreensão dos conteúdos e, consequentemente, colaborou para um bom desempenho e sucesso na disciplina.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 2 – Tecnologias Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem