ENSAIOS DE ENCONTROS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS NO AMBIENTE WHATSAPP
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar potencialidades de uso do aplicativo WhatsApp, como ambiente para interações entre estudantes, quando utilizado como espaço de fórum e chat. O estudo foi motivado pela importância de considerar o uso de tecnologias digitais na/para a educação e pensar diferentes possibilidades para a prática pedagógica docente, considerando inclusive o uso de tecnologias móveis em processos de Educação a Distância (EaD). Para esse estudo foram realizados no WhatsApp, dois ensaios: chat e fórum, sendo que nos dois se discutiram artigos sobre a docência na EaD, e tiveram como participantes estudantes de um Programa de Pós-graduação. As análises foram realizadas a partir de estudos teóricos sobre interação com o uso de tecnologias móveis e as possibilidades de comunicação nos espaços de ch1at e fórum. Pode-se considerar o aplicativo estudado como importante ambiente para comunicação, interação e discussão de ideias, sendo passível de ser explorado na prática docente em processos de EaD, ampliando as possibilidades de uso na Educação.
Copyright (c) 2019 IntegraEaD

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.