ENSAIOS DE ENCONTROS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS NO AMBIENTE WHATSAPP

  • Ivanete Fátima Blauth
  • Nelson Dias
  • Suely Scherer

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar potencialidades de uso do aplicativo WhatsApp, como ambiente para interações entre estudantes, quando utilizado como espaço de fórum e chat. O estudo foi motivado pela importância de considerar o uso de tecnologias digitais na/para a educação e pensar diferentes possibilidades para a prática pedagógica docente, considerando inclusive o uso de tecnologias móveis em processos de Educação a Distância (EaD). Para esse estudo foram realizados no WhatsApp, dois ensaios: chat e fórum, sendo que nos dois se discutiram artigos sobre a docência na EaD, e tiveram como participantes estudantes de um Programa de Pós-graduação. As análises foram realizadas a partir de estudos teóricos sobre interação com o uso de tecnologias móveis e as possibilidades de comunicação nos espaços de ch1at e fórum. Pode-se considerar o aplicativo estudado como importante ambiente para comunicação, interação e discussão de ideias, sendo passível de ser explorado na prática docente em processos de EaD, ampliando as possibilidades de uso na Educação.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 2 – Tecnologias Digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem