CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Maria de Fátima Viegas Josgrilbert
  • Sebastião Gabriel Chaves Maia
  • Alessandra Viegas Josgrilbert

Resumo

O presente texto relata um trabalho pedagógico com base em um currículo transdisciplinar por competências e habilidades, que está sendo desenvolvido em Ponta Porã, fronteira seca com o Paraguai, nas Faculdades Magsul e nas Faculdades Integradas de Ponta Porã, de construção de um novo projeto pedagógico, paralelamente ao desenvolvimento de uma capacitação continuada que dê aos professores condições de implantação da proposta, por meio de diálogos entre as diversas tecnologias, currículo e diversidade, especialmente pela região de inserção das Instituições de Ensino Superior (IES). O caminho ainda é longo, mas nos parece muito promissor. Compreendemos que com o uso das estratégias de Aprendizagens Ativas (AA) busca-se engajar os estudantes de forma interativa, encorajando-os a ativamente “trabalhar” os assuntos a serem estudados. As estratégias de AA são baseadas na filosofia construtivista que afirma que os estudantes aprendem melhor quando eles constroem seu próprio entendimento, ao invés de simplesmente “receber” conhecimento. O olhar para o processo de ensino/aprendizagem, visando à formação, não pode ser desviado e não pode desconsiderar o indivíduo com múltiplos aspectos, uma vez que se deseja construir um currículo para a formação de pessoas, que acontece de forma contínua, sistêmica, complexa e em constante transformação, que relaciona o indivíduo, a sociedade e o ambiente; portanto uma ação ecologizada.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online