EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL E HÍBRIDA

DESCORTINANDO CONCEITOS E REGULAMENTAÇÃO

  • Marina Campos Nori Rodrigues
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Resumo

A educação híbrida tem sido apontada por diversos autores como uma possibilidade de unir a formação regular proposta nas instituições de ensino às diversas ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) associadas à variadas metodologias de ensino e espaços de aprendizagem. O presente trabalho objetiva identificar o modelo de uso da educação a distância em cursos de educação superior presenciais proposto na legislação brasileira, por meio de análise dos instrumentos que amparam esse uso. Para tanto, foi realizado uma análise documental das regulamentações que instituem e amparam a educação a distância como modalidade no Brasil, e em específico nas Portarias publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) que regulamentam a prática de modelo semipresencial nos cursos de graduação. Realizamos, ainda, uma análise bibliográfica sobre o conceito de educação híbrida e como este modelo educacional está contemplado na legislação educacional brasileira. Os resultados apontam que, ainda que convencionalmente os termos sejam utilizados como sinônimos, existe uma discrepância entre a concepção do modelo semipresencial presente na legislação à educação híbrida.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 4 – Políticas, institucionalização e transformação digital