ESTADO DO CONHECIMENTO DA ANPED NACIONAL (2013 -2017) DO GT-05 - ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

ETAPA INICIAL DA PESQUISA

  • Andrea Maria Capalbo Pereira
  • Nadia Bigarella

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Tem como objetivo apresentar o levantamento dos trabalhos publicados no Grupo e Trabalho, GT05 - Estado e Política Educacional, nas três últimas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, que correspondem aos anos 2013, 2015 e 2017, nas cidades de Goiânia/GO, Florianópolis/SC e São Luís do Maranhão/MA. A investigação consistiu em noventa e oito trabalhos pesquisados, que envolveram pôsteres, minicursos e comunicações orais, que serviram para a construção das tabelas e gráficos. Esse tipo de análise nos esclarece as temáticas mais pesquisados, em um determinado período, os referenciais teóricos que fundamentaram para as investigações e a metodologia mais utilizada, permitindo saber o que os outros pesquisadores publicaram e quais as temáticas que ainda precisam ser abordadas. Também, amplia o horizonte do pesquisador a respeito do problema que pretende investigar, mostra o interesse em outros pesquisadores, ajudando o mapeamento das discussões já existentes a respeito do objeto estudado. O estado do conhecimento é um norteador da investigação, dá a dimensão das análises relacionado ao objeto pesquisado, marcando passagens e mostram possibilidades/incoerências no desenvolvimento de estudo.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 4 – Políticas, institucionalização e transformação digital