ENSINO DE CIÊNCIAS E ESTUDANTES SURDOS – LINGUAGENS E ARTICULAÇÃO PROFESSOR-INTÉRPRETE

  • Nelson Dias
  • Alexandra Ayach Anache
  • Ruberval Franco Maciel

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Este texto traz reflexões sobre o ensino de ciências e estudantes surdos, o foco de discussão perpassa pela utilização de diversas linguagens e a interação entre os profissionais que atuam no processo de ensino aprendizagem com estudantes surdos no ensino regular: professor e intérprete de Libras. O objetivo de nosso estudo é justamente explorar os limites dentro do aspecto de acessibilidade linguística desses estudantes, ou seja, a utilização de linguagens que emergem da interação das línguas envolvidas, a Libras e a Língua Portuguesa. O levantamento de dados é bibliográfico, com pesquisa por literatura no banco de dados da Capes. As pesquisas demonstram vários limites na educação dos estudantes surdos no aspecto de utilização de outras linguagens que poderiam contribuir no processo ensino aprendizagem desses sujeitos. Outra questão levantada é o distanciamento entre os profissionais, professor e intérprete, no contexto educacional, estes atuam de forma desarticulada criando duas aulas diferentes no mesmo espaço.

Publicado
2021-01-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online