Interações químicas entre monômero e molécula molde em polímeros com impressão molecular, o EGDMA: 2-VP (4: 1) - estudo de caso MIP lumefantrina
Resumo
Polímeros de impressão molecular (MIP) são materiais sintéticos usados como uma ferramenta para aumentar a seletividade em diferentes abordagens analíticas, como extração em fase sólida, cromatografia e dispositivos de detecção. Conhecer o mecanismo envolvido na interação entre a molécula molde e o monômero é essencial para uma futura aplicação bem-sucedida. No entanto, estudos sobre o tema são escassos. Este trabalho avalia os mecanismos envolvidos na interação molécula molde-monômero para um sistema MIP de lumefantrina, um antimalárico. Microscopia eletrônica de varredura por emissão de campo, análise térmica, difração de raios-X e teoria da densidade funcional foram aplicadas para determinar o mecanismo envolvido em dois MIPs obtidos em condições diferentes. Um novo parâmetro, denominado Fator de Impressão Molecular (MIF), foi proposto para avaliar a contribuição de interações específicas na sorção do analito pela estrutura MIP. O MIF permite percepções diretas sobre ligações específicas, contribuições não específicas, natureza de interação, previsibilidade de comportamento, comportamento ácido-base do sistema, pré-triagem de pares potenciais e avaliação de afinidades de sítios de ligação. Dois tipos de interação foram observados, covalente e não covalente, quando ácido metacrílico e 2-vinil-piridina foram usados como monômeros, respectivamente. Portanto, o uso de ácido metacrílico formou um sorvente impróprio para extração em fase sólida, uma vez que a ligação é irreversível. Por outro lado, a ligação de 2-vinil-piridina-lumefantrina foi reversível, e MIF = 0,59 (59,02% de sorção em local específico) indica que o mecanismo predominante na sorção é específico.
The Articles do not require transfer of copyright as the copyright remains with the author. In confirming the publication of your article with open access you agree to the Creative Commons Attribution License.