A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA DEFINIÇÃO DA CENTRALIDADE DE AQUIDAUANA (MATO GROSSO DO SUL/BRASIL)
Resumo
RESUMO: O presente trabalho pretende estudar o papel centralizador que, em relação à prestação de serviços em educação superior, exerce Aquidauana-MS dentro da rede de cidades do Estado de Mato Grosso do Sul. Nosso objeto de estudo está compreendido pelos Campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediados em Aquidauana os quais atendem um contingente importante de população discente que ultrapassa a própria região de influência de Aquidauana, alcançando a capital do estado e municípios tais como Corumbá e Naviraí, que já possuem outras sedes universitárias; além de outros estados da União como é o caso de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rondônia, principalmente. Esse fato é consequência de um projeto de universalização do ensino superior no país ideado pelos governos do Partido dos Trabalhadores e que teve como finalidade a inclusão social e a diminuição da desigualdade educacional entre as populações historicamente segregadas como aquelas que moram nas áreas periféricas, nas áreas rurais ou aquelas auto reconhecidas como negras, pardas e indígenas.
PALAVRAS-CHAVE: Aquidauana; centralidade; ensino superior; Mato Grosso do Sul; universidades públicas.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.