O SHOPPING CENTER COMO UMA ILHA DE OPORTUNIDADES: O CASO DO CIDADE NORTE
Resumo
Os shopping centers são empreendimentos que simulam a “cidade ideal”, onde os frequentadores podem encontrar e adquirir uma extensa variedade de mercadorias que são oferecidas num espaço agradável, silencioso e livre das intempéries e dos problemas que existem na cidade aberta. Contudo, além das mercadorias, esse modelo de estabelecimento comercial também passou a concentrar serviços que até então existiam sobretudo em outras áreas da cidade, como, por exemplo, agências bancárias, clínicas médicas etc. Contudo, o argumento principal para defender a disponibilidade desses serviços é o de que assim as pessoas não precisariam se deslocar da região em que vivem para outras mais distantes. O objetivo deste artigo é analisar esse discurso utilizando como objeto de pesquisa o shopping Cidade Norte, implantado na zona Norte de São José do Rio Preto, região ocupada pelas famílias mais pobres. Inaugurado em 2012, o empreendimento concentra hoje uma variedade de serviços sob a justificativa utilizada pelos seus agentes de que essa diversidade é benéfica para os moradores, mas, como veremos adiante, não é o suficiente.
Palavras-chave: São José do Rio Preto; Shopping center; Cidade Norte; Serviços; Zona Norte.
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