MAPEAMENTO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL À PROCESSOS EROSIVOS LINEARES E MOVIMENTOS DE MASSA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MACHADO- MG
Resumo
O presente artigo teve como objetivo mapear a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do Rio Machado à ocorrência de processos erosivos lineares e movimentos de massa, visando analisar quais zonas são mais propensas a ocorrência de tais processos. A área deste estudo corresponde aos terrenos que integram a Área de Proteção Ambiental da bacia hidrográfica do Rio Machado, localizada no sul do estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada consiste em uma adaptação do procedimento metodológico desenvolvido por Garófalo e Ferreira (2015), por meio de técnicas de análise geoespacial em Sistemas de Informação Geográfica para o mapeamento da fragilidade ambiental. Os resultados demonstraram que as áreas mais frágeis estão situadas nos setores sul e norte da bacia, principalmente em Espírito Santo do Dourado e São João da Mata e as áreas menos frágeis se encontram principalmente nos municípios de Poço Fundo e Machado. Foi evidenciado que as áreas mais frágeis comportam diversos processos erosivos.
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento ambiental; Geomorfologia; Erosão; Ocupação antrópica; Conservação.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.