CONTRIBUIÇÃO PARA A RECOMPOSIÇÃO DA GEOGRAFIA PRETÉRITA DE ALFENAS (MG): AGENTES, OBJETOS E PROCESSOS
Resumo
A construção do Brasil enquanto sociedade e espacialidade não se operariam sem a criação de vilas e cidades. Esses objetos geográficos, dispostos em pontos escolhidos estrategicamente pela Coroa Portuguesa e por seus representantes, serviram de base para o início e a expansão dos diferentes usos do meio natural da colônia desde o século XVII. A cidade de Alfenas, cujo marco inicial de sua formação se deu em 1799, foi um reflexo desse projeto, que contribuiu juntamente com todos os assentamentos humanos erigidos ao processo de formação socioespacial brasileira. Desse modo, o objetivo deste trabalho é destacar ações e suas formas materiais que, desde o período colonial, vêm direcionando a formação das Minas Gerais, do Sul de Minas e do município de Alfenas. Dentre os aspectos destacados, buscou-se analisar elementos do espaço, suas funções e agentes que estruturam o território municipal de Alfenas entre o último quartel do século XIX e meados do século XX.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.