PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO DISTRITO PANTANEIRO DE MIMOSO- MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER-MT
Resumo
RESUMO: As comunidades tradicionais de agricultores familiares integram as paisagens e a economia dos pantanais mato-grossenses, entre elas, está a comunidade do Distrito de Mimoso – Município de Santo Antônio de Leverger-MT, local da presente pesquisa. Este estudo foi realizado em uma comunidade tradicional, visando descrever e analisar o perfil socioeconômico dos agricultores familiares, ressaltando sua importância no contexto local. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados consistiram em revisão bibliográfica e realização de quarenta entrevistas na modalidade semiestruturada. Para a análise de dados foram utilizadas técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados obtidos apontam que as relações de parentesco, reciprocidade e solidariedade são estabelecidas na comunidade. A atividade agrícola exerce múltiplas funções podendo ser categorizadas em quatro funções principais atreladas aos seus modos de vidas: manutenção do tecido sociocultural local; ambiental voltada para conservação da agrobiodiversidade; promoção da segurança alimentar e nutricional e função socioeconômica.
PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar; Perfil socioeconômico; Comunidade Tradicional; Pantanal.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.