ANÁLISE MULTITEMPORAL (1975-2017) DA EXPANSÃO DA ÁREA CONSTRUÍDA NA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE CORUMBÁ (MS)
Resumo
A região fronteiriça de Corumbá (MS) está localizada entre o Brasil e a Bolívia, sendo formada também pela cidade brasileira de Ladário (MS) e as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Para definir a área de estudo foi realizado um recorte dos municípios com a criação de um buffer de 8km a partir da sede dos munícipios. O objetivo deste trabalho foi analisar as mudanças ocorridas no uso e cobertura da terra entre os anos de 1975, 1985, 1994, 2005 e 2017 com enfoque na área construída, utilizando imagens Landsat. Para o processo de análise multitemporal das alterações na paisagem foi utilizado o método de classificação orientada a objeto – Geographic Object Based Image Analysis (GEOBIA). Foram definidas cinco classes temáticas: agropecuária, área construída, áreas úmidas, corpos hídricos e vegetação. A validação do mapeamento foi calculada pelo índice Kappa que apresentou resultados excelentes, superiores a 0,8 para todos os anos. Os resultados da análise multitemporal demonstraram que a expansão da área construída ocorreu principalmente substituindo áreas de agropecuária, no entanto também chamou a atenção a recuperação de áreas de vegetação no intervalo entre 2005-2017 decorrentes de processos de regeneração com influência antrópica.
PALAVRAS-CHAVE: classificação orientada a objeto; detecção de mudança; região fronteiriça; Corumbá.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.