MORTALIDADE POR LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – BRASIL, NO PERÍODO DE 1996 A 2018

  • Alfredo Aguirre da Paixão
  • Eva Teixeira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lenita da Silva Vieira Ximenes

Resumo

Há muito tempo, a geografia e a medicina caminham juntas em seus estudos, contribuindo na compreensão e distribuição espacial das doenças. Assim, este trabalho objetivou analisar a mortalidade por Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) em Mato Grosso do Sul, no período compreendido entre 1996 a 2018. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a temática, utilizando o banco de dados do sistema DATASUS. No período analisado, constatou-se que a mortalidade no MS foi maior na população branca (43,30%), na população na faixa etária de 20-44 anos de idade (58,62%) e na microrregião onde se encontra a capital estadual, Campo Grande (15,33/100.000 hab.). Desta forma, considera-se que os fatores ambientais, bem como as condições socioeconômicas estejam relacionados ao aparecimento e manifestações clínicas do LES e, em razão da escassez de estudos em Mato Grosso do Sul, sugere-se que a partir deste, trabalhos mais específicos possam ser realizados posteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, geografia da saúde, prática de ensino e estágio supervisionado.

Lenita da Silva Vieira Ximenes

Professora voluntária nas disciplinas de Educação Ambiental e Prática de Ensino e Pesquisa pedagógica II- UFMS (2016-2017); Professora nas disciplinas de Biologia, Química, Pós médio, Pesquisa e Autoria na Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (2018- 2020). Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014); Licenciatura em Química- Universidade Metropolitana de Santos- UNIMES (2021); Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; . Atua nas áreas de Ciências da natureza, Ensino de Ciências e Educação Ambiental e Geografia da Saúde.

Publicado
2021-06-29
Como Citar
AGUIRRE DA PAIXÃO, A.; TEIXEIRA DOS SANTOS, E.; DA SILVA VIEIRA XIMENES, L. MORTALIDADE POR LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – BRASIL, NO PERÍODO DE 1996 A 2018. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 33, p. 183-204, 29 jun. 2021.
Seção
Artigos