MORTALIDADE POR LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – BRASIL, NO PERÍODO DE 1996 A 2018

  • Alfredo Aguirre da Paixão
  • Eva Teixeira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lenita da Silva Vieira Ximenes

Resumo

Há muito tempo, a geografia e a medicina caminham juntas em seus estudos, contribuindo na compreensão e distribuição espacial das doenças. Assim, este trabalho objetivou analisar a mortalidade por Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) em Mato Grosso do Sul, no período compreendido entre 1996 a 2018. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a temática, utilizando o banco de dados do sistema DATASUS. No período analisado, constatou-se que a mortalidade no MS foi maior na população branca (43,30%), na população na faixa etária de 20-44 anos de idade (58,62%) e na microrregião onde se encontra a capital estadual, Campo Grande (15,33/100.000 hab.). Desta forma, considera-se que os fatores ambientais, bem como as condições socioeconômicas estejam relacionados ao aparecimento e manifestações clínicas do LES e, em razão da escassez de estudos em Mato Grosso do Sul, sugere-se que a partir deste, trabalhos mais específicos possam ser realizados posteriormente.

Biografia do Autor

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, geografia da saúde, prática de ensino e estágio supervisionado.

Lenita da Silva Vieira Ximenes

Professora voluntária nas disciplinas de Educação Ambiental e Prática de Ensino e Pesquisa pedagógica II- UFMS (2016-2017); Professora nas disciplinas de Biologia, Química, Pós médio, Pesquisa e Autoria na Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (2018- 2020). Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014); Licenciatura em Química- Universidade Metropolitana de Santos- UNIMES (2021); Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; . Atua nas áreas de Ciências da natureza, Ensino de Ciências e Educação Ambiental e Geografia da Saúde.

Publicado
2021-06-29
Como Citar
AGUIRRE DA PAIXÃO, A.; TEIXEIRA DOS SANTOS, E.; DA SILVA VIEIRA XIMENES, L. MORTALIDADE POR LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – BRASIL, NO PERÍODO DE 1996 A 2018. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 33, p. 183-204, 29 jun. 2021.
Seção
Artigos